//
você está lendo...
Mídia e Questão Criminal

Mídia e Sistema Penal: as distorções da criminalização nos meios de comunicação

12003861_558900634261369_6909202903223716496_nLançado pela Editora Revan, o mais novo livro de Marcus Alan de Melo Gomes, professor do Programa de Pós Graduação em Direito da UFPA, tratando sobre a significativa influência dos meios de comunicação nos processos de criminalização. A obra resultou da pesquisa realizada durante o pós-doutorado, realizado em 2014 no Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra (Portugal).

Conforme dados da sinopse da própria editora, “o autor parte de conceitos como mass media, indústria cultural, sociedade de massa e sociedade do espetáculo para mostrar como os meios de comunicação podem assumir o papel do sistema penal e se transformar em supraparlamento, suprapolícia e suprajuiz, criando, culpando e condenando ‘criminosos'”.

Conta, ainda, com a recomendação de Vera Malaguti Batista, que o apresenta com os seguintes dizeres:

Marcus Alan percorre diversos caminhos para confrontar seu objeto de estudo: as distorções produzidas na realidade a partir do tratamento midiático da questão criminal. Estuda a sociedade do espetáculo, a manipulação midiática na construção da insegurança, a seletividade do poder punitivo e o maniqueísmo do seu discurso.

Ele avança para denunciar a ilegitimidade da criminalização midiática e a tarefa política fundamental de regulamentar esse poder sem limites. “Trata-se , portanto, de um esforço de observação que almeja verificar a existência de um verdadeiro arquétipo político criminal midiatizado.” Nesse sentido, o autor está no centro da pugna simbólica das representações constituintes da hegemonia do capital.

Sem dúvida, estamos diante de uma das mais relevantes obras de viés crítico na abordagem dos prejuízos advindos da manipulação dos interesses de origem midiática. Vale a pena conferir. Abaixo, o convite de lançamento, disponibilizado pelo próprio autor.

12191901_10203618275736915_2277623746627164454_n

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Mídia e Sistema Penal: as distorções da criminalização nos meios de comunicação

  1. Excelente reflexão! Ótima abordagem científica do fenômeno midiático, parabéns!

    Curtir

    Publicado por Savio Santiago | 14 de junho de 2016, 13:34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

Anúncios