//
você está lendo...
Lola Aniyar de Castro

O legado do presente de Lola Aniyar de Castro

Dra-Lolita-Aniyar-de-Castro-Venezuela“Não foi por acaso que a Venezuela se tornou um espaço chave de desconstrução da criminologia tradicional na América Latina.
Desde os idos de 70, Lola Aniyar de Castro se mostrou uma das criminólogas de maior expressão em nosso continente por cumprir um papel central na tradução do ‘impulso desestruturador’ e, consequentemente, na construção de um saber crítico sobre a questão criminal em nossa margem.
Se a madrugada de hoje marca a sua partida entre nós, isso se dá apenas em termos. Sua herança (no sentido de Larrauri) permanece; Lolita não está morta; sua ‘criminología sociopolítica, de la liberación y de los derechos humanos’ é um legado dos mais valiosos e que permanece mais vivo do que nunca no horizonte de atuação de milhares de criminólogos críticos em resistência às sujas e turbulentas águas do autoritarismo punitivo.
Assim como uma vez prefaciaste, a via segue agora mão inversa, pois tua memória será honrada diariamente no campo de batalha com a verdade, os direitos humanos e a libertação”.

(*) Por Adrian Silva, coordenador do Grupo Cabano de Criminologia.

Ler ainda: Lola Aniyar de Castro, mujer pionera en la política venezolana e Tributo a Lola Aniyar de Castro (Ramon Alberto Escalante).

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

Anúncios