//
você está lendo...
Sem categoria

Nota de Repúdio

Eu-luto-pelo-fim-da-cultura-do-estupro-624x624

Nós, do Grupo Cabano de Criminologia Crítica, vimos manifestar solidariedade a todas as mulheres vítimas de violência por razões de gênero. Nos últimos dias foi amplamente repercutida a notícia da adolescente vítima de estupro coletivo no Rio de Janeiro, violentada por mais de 30 homens e cuja publicização do ato viralizou na internet.

O estupro é uma das mais representativas formas de subjugação das mulheres, fomentada e justificada por uma cultura machista, misógina e patriarcal, que vilipendia e coisifica os corpos femininos cotidianamente, a cada curtida, risada, cantada, beijo forçado, a cada “não” ignorado.

Essas, todas, são manifestações de violência porque invadem a esfera privada de cada mulher e as limita em seu exercício de liberdade e em sua afirmação de dignidade. Configuram, portanto, violências plurais e cruéis que não mais serão silenciadas.

Estupros não podem ser tolerados e justificados. É preciso estancar a sangria desatada do patriarcado e do machismo, das ações que se manifestam no exercício de poder sobre o outro, das relações de domínio e submissão que impedem que a sociedade estabeleça vínculos fraternos e solidários uns com os outros, independentemente de gênero, cor, etnia, idade e orientação sexual.

Lamentamos e repudiamos todas as formas de violência contra as mulheres e a sua banalização. Acreditamos que o caminho para conter esse cenário desolador, se dá através da educação de gênero, do empoderamento feminino e luta das mulheres e pela desconstrução diária do machismo, por todos nós.

Twig Lopes e Vitória Monteiro (pesquisadoras do Grupo Cabano de Criminologia)

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Anúncios